Estruturas Mistas

As estruturas mistas vêm ganhando espaço, principalmente na construção de edifícios. Promovendo a racionalização de recursos, velocidade de execução da obra como um todo, além da menor emissão de ruídos. Essas são algumas vantagens que envolvem o uso de pilares e vigas, combinadas ao aço e concreto.

A construção civil, nos últimos anos vêm aderindo notavelmente as estruturas mistas. Isso porque esse tipo de estrutura promove a redução dos prazos de execução, quantidade de operários, além da diminuição de ruídos.

O que é um Sistema Misto?

Considera-se aquele no qual um perfil de aço, seja laminado, moldado a frio ou soldado. Onde esse perfil trabalha em conjunto com o concreto de viga, laje ou pilar. Compondo o elemento estrutural. Tem como principal foco de aplicação, os edifícios de múltiplos andares, de variados segmentos como por exemplo, comerciais, institucionais, hospitais, shopping e residenciais.

Vigas: Estruturas Mistas

Resultado de uma associação entre as vigas de aço com uma laje de concreto, as vigas mistas são uma solução construtiva implantadas na construção de edifícios e pontes, que podem ser feitas com ou sem escoramento. O que irá determinar essa utilização do escoramento é se há necessidade de limitar os deslocamentos verticais da viga de aço na fase de construção.

Se comparadas a vigas 100% em aço, apresentam resistência superior sem grandes custos adicionais. Além disso, não competitivas em várias outras situações, por exemplo quando entram em combinação com os pilares de concreto e lajes steel deck.

Apresentam por si só, maior rigidez e velocidade providos pela eliminação de escoramentos. Bem como economicamente, por redução de consumo do aço estrutural, além da proteção contra incêndio e corrosão.

Estrutura de Pilares Mistos

Combinados a concretos de alta resistência, os pilares mistos têm aplicações mais restritas se comparados as vigas. São voltados a edifícios altos, pois em pequenos ou médios há perda de competitividade por um perfil de aço tradicional atender as necessidades de suporte de carga perfeitamente.

Muito aplicados em galpões de armazenagem, bem como hotéis, pavilhões ou quadras esportivas cobertas, por razões estéticas e medidas de proteção contra a corrosão, impactos e até mesmo incêndios, o perfil de aço convencional pode ser transformado em mistas reforçadas caracterizando maior ductilidade.

Os pilares mistos permitem a exibição de pilares visualmente mais bonitos e tem peso global estrutural menor. Além de melhor rigidez e resistência à flambagem.

Vantagens das Estruturas Mistas

Entre as virtudes das estruturas mistas destacam-se:

• Rapidez na execução da obra;

• Baixo custo do concreto;

• Proteção contra corrosão;

• Redução de escoramentos;

• Diminuição do peso;

• Aumento da precisão;

Essa combinação de sistemas pré-fabricados visa o aproveitamento das particularidades do concreto e aço, obtendo um edifício que atenda a necessidade de isso. Sendo assim, seu custo estrutural se torna acessível com vãos maiores.

Além disso, as estruturas em aço mostram-se altamente indicadas em casos em que há necessidade de adaptações, ampliações, mudanças de ocupação e reformas. Pois, tornam a passagem de utilidade como água, ar-condicionado, eletricidade, esgoto telefonia, etc. Por tornar o procedimento mais fácil. Outra vantagem é sua compatibilidade com materiais de fechamento, seja vertical ou horizontal, por meios convencionais (tijolos e blocos) como também, componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto).