Light Steel Frame (LSF)

É um sistema construtivo utilizado no exterior ainda pouco explorado no Brasil. O Light Steel Framing (LSF) é um termo famoso no setor de construção.

Tem como função a garantia de obras rápidas e relativamente limpas, principalmente na construção a seco. A tradução literal de steel frame em português é “estrutura de aço”. É realizada através de perfis de aço galvanizado garantindo a leveza.

Nesse ínterim, sua projeção estrutural suporta cargas de edificação, além disso é possível fazer junção com outros subsistemas.

Utilização do Light Steel Frame

Em primeiro lugar, sua utilização visa a economia. Diferente da alvenaria tradicional, que gera retrabalho, devido a depois da construção estar finalizada têm suas paredes quebradas outra vez para a passagem de fiações e tubulações.

O Light Steel Frame por conter estrutura leve, permite que as cargas na fundação sejam mais rasas e distribuídas uniformemente. Dessa forma, reduz o peso na edificação consequentemente proporciona perfis leves, bem como placas de fechamento.

  • Alta resistência; Durabilidade;

  • Conforto acústico e térmico; Obra Rápida;

  • Sustentável; Economia na Fundação;

  • Fácil manutenção, etc.

    Além disso, o sistema conta com o mínimo de recursos naturais para a produção, dessa forma há baixa geração de resíduos.

Quando o LSF é indicado?

Indicado para todos os tipos de obra, sendo grande, médio ou pequeno porte. Que, por sua vez, procuram uma construção que alia rapidez com diferencial competitivo técnico, de negócios e mercadológico.

Manutenção de Instalações

Uma obra que facilita processos de manutenção posteriores oferece grande vantagem. O Light Steel Frame promove exatamente isso. Logo, uma obra que o contém como elemento estrutural apresenta garantia de fácil passagem e manutenção em instalações de ar-condicionado, elétricas, gás e hidrossanitárias.

Dessa forma, por sua estrutura modular basta retirar uma placa para realizar manutenções e voltá-la ao mesmo lugar no final do procedimento. Além disso, há o fator de durabilidade, que pode vir a reduzir todo e qualquer tipo de manutenção.

Etapas de construção e área

As obras em Light Steel Frame possuem mais rapidez por seu número de etapas. Ao iniciar uma obra, há certa pressa em acabá-la. Portanto, uma construção de qualidade com etapas menores fará enorme diferença em sua entrega, bem como ao capital investido. Uma vez que suas etapas estão determinadas apenas em atividades de montagem. Se comparado a construção em concreto armado, por exemplo, se destaca em relação ao custo de fundações, pois, o Light Steel Frame origina estruturas extremamente leves.

Enquanto a área, o Light Steel Frame oferece ganho. Se comparado a alvenaria, a construção estruturada através do aço galvanizado propicia certo ganho da área total da planta de edificação. Um exemplo claro é a espessura das paredes internas, que quando comparada a tijolos e blocos é menor.

Mão de Obra

A aplicação do sistema Light Steel Frame requer mão de obra especializada, visto que necessita de planejamento, para cálculos minuciosos. Por sua vez, não permitindo desperdícios e erros.

No Brasil, a opção de construção ainda é recente, portanto, a mão de obra especializada ainda é escassa. Com a VERTI, sua construção pode entrar para o modelo de obra com estruturas de aço mais inovador do território nacional.