Tiny House
O que é Tiny House e o que esse conceito quer nos ensinar? Tiny House está ligado ao minimalismo, o famoso conceito do “menos é mais”.
Em meio aos conceitos mais revolucionários que as áreas de arquitetura, engenharia e decoração já apresentaram ao mundo, o que mais marcou é, o de Tiny House. Que, por sua vez têm sido associadas a uma filosofia ou estilo de vida minimalista.
A tradução literal de Tiny House, ao português significa “pequena casa” ou “casa minúscula”. Como o próprio nome já diz, possuí dimensões pequenas, porém viáveis para diferentes situações. Por sua dimensão reduzida, está ligada ao estilo de vida minimalista, onde se vive com apenas o essencial liberando mais espaço.
Elas podem ser construídas em diferentes formatos, tamanhos e tipos. Além disso, possibilita a personalização de tudo, tornando-a uma casa extremamente eficiente. Aqui no Brasil as Tiny Houses já podem ser adquiridas, mas é necessário que busque informações, adquira conhecimento e procure um profissional adequado para colocar em prática.
Origem e Proposta
Comparada a estilos da arquitetura barroca é possível notar certa semelhança ao minimalismo, já naquela época havia diretrizes revolucionárias para a implantação do conceito.
Em meados de 1990, houve o surgimento nos EUA e incialmente contou com grande resistência das pessoas. O movimento Tiny House causa espanto quando não se compreende o conceito envolvido por trás dessa opção.
O criador Jay Shafer, foi morador de um trailer por dois anos e observando sua vivência, uniu forças com o minimalismo criando uma casa pequena, na qual estivesse presente tudo o que é preciso para viver com conforto. Um ponto importante presente na Tiny House é que faça sentido ao seu morador.
Dessa forma é primordial que tudo seja planejado, visto que a ideia é pensar estrategicamente na função de todos os itens presentes e como eles podem trazer custo-benefício em um espaço reduzido. Assim, a proposta convida a construir as configurações internas para que tenham dupla função, além de mobiliários multifuncionais.
Um dos principais motivos para buscar a filosofia ou estilo de vida presentes na Tiny House são:
Qualidade de vida; Tranquilidade;
Economia; Menor Impacto Ambiental.
É comum que uma Tiny House seja mais afastada dos centros urbanos, portanto é ideal para se afastar do dia a dia corrido. Têm a opção de serem instaladas com mobilidade ou fixas a um único local.
A grande importância é que o usuário se encontre nesse estilo de vida. E esteja aberto a uma mudança de consciência, em relação ao consumo e hábitos. Além disso, essa mudança trará impactos financeiros positivos, reduzindo-os drasticamente.
Um pouco mais: Conceito Tiny House
Além do tamanho, que por sua vez é o que mais chama atenção para essa proposta, há um elemento fundamental de customização. Ou seja, como cada adepto pode desenvolver sua própria Tiny House, de acordo com a sua personalidade e necessidades.
E não apenas isso, o aspecto ambiental também é um grande influenciador. Por isso, as construções tradicionais devem ser repensadas, para melhor compreensão do que está por trás dos benefícios da Tiny House.